terça-feira, 14 de junho de 2011

Excesso de agressividade pode ser doença


"A agressividade impulsiva é caracterizada pelo descontrole das emoções e gera manifestações de violência. O grau de agressividade é totalmente desproporcional aos estímulos que a desencadearam"

A agressividade é inerente ao ser humano e representa uma maneira de se proteger contra ameaças externas. Quando ela é excessiva, foge ao controle, torna-se destrutiva; causa problemas nas relações pessoais, profissionais e na qualidade de vida do indivíduo, pode então ser considerada uma doença.
A agressividade impulsiva – presente nas pessoas com Transtorno Explosivo Intermitente - é caracterizada pela instabilidade afetiva (descontrole das emoções) gerando comportamentos de risco, principalmente com manifestações de violência.
O portador do Transtorno Explosivo Intermitente não consegue resistir aos seus impulsos agressivos, o que o leva a cometer graves ataques físicos a outros e destruição de objetos ou propriedades. Seu grau de agressividade é totalmente desproporcional aos estímulos que a desencadearam. Nas pessoas com esse transtorno, os atos de agressividade não são premeditados e elas sentem-se responsáveis por seus comportamentos, demonstrando após os mesmos arrependimento, vergonha, culpa e tristeza.

 
Os critérios diagnósticos do DSM IV para Transtorno Explosivo Intermitente são:

a. Diversos episódios distintos de fracasso em resistir a impulsos agressivos, resultando em atos agressivos ou destruição de propriedades.
b. O grau de agressividade expressa durante os episódios está nitidamente fora de proporção com quaisquer estressores psicossociais desencadeantes.
c. Os episódios agressivos não são mais bem explicados por outro transtorno mental (por ex: Transtorno da Personalidade Antissocial, Transtorno da Personalidade Borderline, Episódio Maníaco, Transtorno da Conduta ou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade); nem se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex: droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex: traumatismo craniano, doença de Alzheimer).

Como são os epsisódios de agressividade

Os episódios de agressividade voltam a acontecer, pois a pessoa não consegue resistir aos impulsos que a levam a adotar esse comportamento. Esse circuito ocorre do seguinte modo: há um período de tensão que precede o comportamento violento e, após o mesmo, segue-se uma sensação de alívio. Dessa maneira, o comportamento agressivo ocorre para aliviar o desconforto dessa tensão.
O surgimento dos ataques de agressividade são repentinos e podem ter uma duração média de 20 a 30 minutos. Portadores desse transtorno relatam sensações físicas de fadiga, forte tensão, formigamento, tremores, palpitações, aperto no peito, tensão nas costas, forte pressão na cabeça, pensamentos raivosos que os levam a fortes impulsos para agir agressivamente. Descrevem: “necessidade de atacar”, “necessidade de ferir”, “pico de adrenalina”, “sangue nos olhos” ou “vontade de matar alguém” e relatam alívio da tensão após o ato agressivo.
O Transtorno Explosivo Intermitente parece raro. Não existem muitos estudos ou pesquisas sobre ele para fazer essa afirmação com total confiança. Nota-se que o comportamento violento episódico é mais comum entre homens do que em mulheres. Os elevados níveis de testosterona (hormônio masculino) poderiam evidenciar o comportamento impulsivo de agressão nos homens. Nas mulheres as oscilações hormonais que precedem o ciclo menstrual, poderiam igualmente ressaltar a agressividade.
Indivíduos com esse transtorno podem ter inúmeras consequências negativas em sua vida, tais como: perda de emprego, suspensão ou expulsão escolar, divórcio, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, acidentes (por ex. de automóvel), hospitalização (por ex. em função de ferimentos sofridos em lutas ou acidentes) ou detenções legais.
Na causa desse transtorno estão presentes fatores biológicos, psíquicos, sociais e ambientais.
As causas biológicas estão relacionadas a um problema na transmissão da serotonina e alterações nas regiões cerebrais ligadas à emoção, memória e responsáveis pelo planejamento e controle dos impulsos.
Sabe-se que pessoas portadoras do Transtorno Explosivo Intermitente pertencem a famílias instáveis, nas quais há a dependência de álcool e/ou drogas, explosões verbais e abusos físicos e/ou emocionais. Acredita-se que tenham presenciado os pais (ou um deles), irmãos mais velhos ou outros familiares agindo dessa maneira explosiva e violenta.
A razão pela qual se deve buscar tratamento para essa doença, é conseguir auxílio antes que a pessoa tenha se colocado em situações como: suspensão ou expulsão escolar, demissão, prisão ou outros problemas legais, hospitalizações, etc.
Uma vez que a pessoa engaja-se nesses comportamentos, torna-se mais difícil cessar esse “efeito dominó”. Em virtude do estrago que acontece à própria vida dos portadores, bem como às pessoas com as quais convivem, deve-se adotar tratamento médico e psicológico para reduzir a intensidade e frequência desses episódios violentos, devolvendo uma melhor qualidade de vida a esses indivíduos.


Thaís Petroff

18 comentários:

  1. Oi sumida!
    Ótimo texto!
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. A agressividade de qualquer tipo é impressionante. O insulto, os ataques pessoais, a sistemática destruição do carácter sucedem-se como se se tratasse de uma valsa ...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisabete, muito bom você fala sobre o assunto, agente vive no meio dele e acaba achando super normal, mas vejo quantos casais são desfeitos, quantos filhos, empregados, enfim, quanta gente sofre por ter por perto um parente, um familiar, um amigo, um chefe, um professora que através da sua fúria e agressividade põe um dia ou até uma vida a perder e a dos outros tabmbém simplesmente por não saberem se contralar, particulamente eu não via como doença, mas como algo que o individuo precisa vencer, mas vejo que agora há tratamento essa é uma informação muito valiosa, muito obrigada por todo o seu esclarecimento

    ResponderExcluir
  4. Oi! Gostei demais do seu blog, parabéns! Deixo aqui o meu tbm: http://blogcognicao.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gostei muito de seu blog, aproveite e divulgue ele aqui grátis ou patrocinado, http://www.divulgarsites.rendaagoraweb.com

    Divulgar Sites e Blogs

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esse blog. materias de excelente qualidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Elisabeti passei para conhecer seu blog super maneiro muito bem organizado com ótimo conteúdo gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho, voltarei mais vezes no seu encantador Blog
    Desejo Muito Sucesso

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Elisabete ,sou psicologa junguiana e
    Adorei os seus Blogs e todos os post são pra lá de interessantes, um iluminado dia a voce muitas alegrias e saúde sempre.
    Feliz dia de Reis

    http://tearpiaocupacional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Realmente é um transtorno pouco falado mas que gera muitos problemas para a pessoa. O comportamento violento nesse sentido pode ser entendido não só nos aspectos físicos mas verbais também e você colocou na foto do texto. Interessante e bem conciso e claro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Eu li esse tema sobre agressividade e me dei conta que tenho uma pessoa muito próxima com esse transtorno...estudei psicologia e já tinha diagnosticado mas é tão difícil lidar com esses problemas dentro da nossa própria vida...bem interessante seu blog..parabéns! Sou do blog Boneca Bonita...www.boneca-bonita.blogspot.com...eu gostaria muito de ter vc como seguidora e quem sabe trocar banner de link...beijinho

    ResponderExcluir
  11. Achei super interessante seu post, mais vale ressaltar que um individuo pode ficar agressivo por um fator externo por exemplo... Bateu com um lado da cabeça, isso pode gerar uma certa agressividade por dias.

    Seguindo o seu blog

    passa pelo o meu?

    www.medicinepractises.blogspot.com

    Seu comentário é super bem vindo!


    Beijoka

    ResponderExcluir
  12. Oi Elizabeth,
    Voltei para o meu blog, andei meio que perdida nos estudos, mas sempre vou deixar uma mensagem pequena que for para alimentar a possivel arte de cuidar...sempre!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá querida! Acompanho seu blog e o acho muito interessante, por isso venho te oferecer o prêmio Dardos, esse prêmio é dado a blogs específicos, entra no meu blog www.boneca-bonita.blogspot.com e leia a história desse prêmio, se achar que deve pega lá o selinho e faça parte dos blogs mais especiais, te convido também a me seguir, gostaria muito de criar esse laço contigo....beijinho

    ResponderExcluir
  14. CHEGUEI ATÉ AQUI ATRAVÉS DO BONECA BONITA. Adorei teu blog. Voltarei com mais tempo para ler essa matéria e outras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  16. Olá Elizabeti passei conhecer seu blog ele é muito legal entrei recentimente nesce mundo de bloggar e venho gostando pela oportunidade de fazer novas amizades gostaria de parabenizar pelo seu espaço e desejar sucesso no seu blog e que DEUS ilumine ricamente e abundantemente sua vida e de seus familiares
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Blog maravilhoso amei sucesso, Deus seja contigo já estou te seguindo
    Curta e participe do meu blog e fan page
    Twitter: https://twitter.com/
    http://instagram.com/nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana seu blog Elizabete bem organizado com excelente conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns e desejar sucesso no seu espaço e que DEUS abençoe grandiosamente e ricamente sua vida e a de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Do que mais gostou Deixe seu comentario:

Também poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails